Translate

sábado, 5 de noviembre de 2016

Theodore Dalrymple, “conservadorismo de boa estirpe”.



THEODORE DALRYMPLE NO BRASIL: APROVEITEM, POIS É UM GIGANTE DA ATUALIDADE!
Rodrigo Constantino


Theodore Dalrymple, pseudônimo do psiquiatra britânico Anthony Daniels, talvez seja a minha maior influência recente. Ao menos é isoladamente o maior responsável por essa minha visível guinada ao “conservadorismo de boa estirpe”. Seus livros são excelentes, imperdíveis, e já li mais de dez. Todos contam com linguagem direta, clara e objetiva, e se trata de um empirista clássico: alguém que forma suas opiniões bottom-up, ou seja, de baixo para cima, observando a realidade como ela é, não como ele gostaria que fosse.

Nesse sentido, é o oposto dos tais “filósofos de gabinete”, que precisam encaixar os fatos dentro de sua narrativa limitada, simplista, teórica. Dalrymple trabalhou por vários anos em campo, lidando com as vítimas do “progressismo”, da era do vitimismo, do mimimi, da cultura do não-julgamento, do relativismo moral. Ele viu os efeitos perversos dessa mentalidade e, com base nisso, foi desenvolvendo seus pensamentos, suas ideias, suas críticas.

E esse gigante da atualidade está no Brasil, para lançamento de livros, palestras, entrevistas (como a do “Roda Viva”). Os brasileiros deveriam aproveitar o máximo possível. Há muito o que se aprender com ele, isso posso garantir. Abaixo, uma série de artigos, palestras e resenhas que fiz com base no pensador britânico:

https://youtu.be/N6LN1A2wP-A Há poucos anos não existia um só livro de Dalrymple traduzido no Brasil. Graças ao louvável trabalho da editora É Realizações, hoje temos vários! Tive muito orgulho de escrever um longo prefácio para aquele que considero o melhor deles, Nossa Cultura… Ou o que Restou Dela. Leiam Dalrymple! Sua visão de mundo será radicalmente afetada, você terá reflexões fundamentais no mundo moderno, marcado por traços bem estranhos. Resgatar aquilo que presta, eis sua missão. E ele a segue com maestria. Boa leitura!

No hay comentarios:

Publicar un comentario